A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), promoveu nesta sexta-feira (24/10) mais uma ação especial voltada ao movimento Outubro Rosa. A atividade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinga I, localizado na Praça do Esporte e da Cultura (PEC 3000), e foi direcionada ao grupo de mulheres usuárias do equipamento.
A ação proporcionou um diálogo sobre a prevenção do câncer de mama, diagnóstico precoce, autocuidado, chances de cura e saúde mental, além de dinâmicas com demonstração do autoexame, conduzidas por estudantes do 10º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade UNIME.
A secretária da SEMDESC, Diana de Souza, ressaltou a importância do movimento de cuidado com a saúde feminina. “Nós sabemos o quanto precisamos estar atentas à nossa saúde e, por compreender essa importância, promovemos ações de prevenção ao câncer de mama durante todo o ano”, afirmou.
Para a psicóloga do CRAS, Rafaele Andrade, a iniciativa teve como objetivo oferecer às usuárias a oportunidade de olhar com mais atenção para si mesmas. “Esse é o nosso papel fundamental: levar informação com o intuito de garantir direitos às assistidas em situação de vulnerabilidade social aqui da nossa comunidade”, frisou.
Raquel Gomes, de 45 anos, destacou que a atividade ampliou seu conhecimento sobre o tema. “Achei excelente participar dessa ação, que nos ensinou e alertou sobre a importância de nos prevenirmos e cuidarmos da nossa saúde”, concluiu.


